VÍDEO: Imagens aéreas mostram rio tomado por espuma que causou mortandade de peixes em Piracicaba

0
Spread the love

Dois dias após a descarta irregular, ainda há animais boiando ao longo do corpo d’água. Imagens de drone mostram Rio Piracicaba tomada por espuma que causou mortandade de peixes
Dois dias após a descarga irregular de espuma que causou mortandade de peixes no Rio Piracicaba, em Piracicaba (SP), ainda há animais boiando ao longo do corpo d’água. Imagens aéreas, mostram a proporção da poluição causada (veja acima).
📲 Acesse a comunidade do g1 Piracicaba no WhatsApp
A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve nesta terça-feira às margens do rio e conversou com moradores, que lamentaram a situação.
“Infelizmente, é isso daí. A gente que gosta tanto do rio, que não sai daqui, vem ver isso aí e vê essa tristeza. É de chorar. É irreversível, né? Até recuperar isso daí, agora, é muito tempo”, lamentou o aposentado José Antônio Orlandini.
“É lamentável, né? É uma tragédia imensurável. E não é a primeira, nem a segunda, já teve várias vezes aí e não é tomada providência”, critica o eletricista Jasanias Silvestre da Silva.
Dois dias após mortandade, Rio Piracicaba ainda tem peixes boiando
O pescador Gian Carlos, que é guia de pesca local, estava trabalhando no dia em que a espuma apareceu.
“A gente tem uma equipe especializada, técnicos nossos, biólogos, ambientalistas, eles já correram e foram verificando os ribeirões que deságuam no Rio Piracicaba, de onde poderia estar vindo essa água. Até que a gente conseguiu encontrar que foi no Ribeirão Tijuco Preto que estava vindo uma água de coloração estranha, duvidosa, causando essa mortandade de peixe”, conta.
Milhares de peixes morrem após despejo irregular no Rio Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV/Reprodução
Ele lamenta a situação e afirma que é o quarto registro no ano.
“É muito triste porque eu cresci às margens desse rio, hoje eu vivo do rio. Então, é muito triste o cenário porque a gente luta para limpar, manter as margens limpas, a conscientização de todos no descarte correto do lixo, e aí você se deparar com uma situação dessa é muito comovente […] Foi uma das maiores [mortandades] em dez anos”.
Rio Piracicaba amanhece com milhares de peixes mortos neste domingo
Gian Carlos Machado/Arquivo pessoal
O que diz a Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que apura o caso em parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), com o Pelotão Ambiental da Prefeitura de Piracicaba e com a equipe de operação da Barragem de Salto Grande.
Segundo o órgão, foi localizada e interrompida a poluição, e identificada uma indústria que a causou. A companhia ainda garantiu que haverá punição e que um relatório será divulgado nesta quarta-feira (10).
“A população deve evitar contato direto com a água do rio e os peixes mortos não devem ser manipulados, nem consumidos”, orientou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *