Veja como habilitá-lo via Carteira Digital de Trabalho
20 de dezembro de 2022
UMA Carteira de Trabalho Digital tornou-se o instrumento tecnológico de maior serventia para os trabalhadores formais. É por meio dela, que milhares de pessoas conseguem acessar seu histórico profissional, além de consultar informações sobre tal registro.
Para ter as informações mais completas, o ideal é habilitar o número do PIS por meio do aplicativo, o que facilitará ainda mais a vida do trabalhador.
Além de permitir que sejam acessadas informações sobre a vida colaborativa do cidadão, tal aplicativo tem sido ferramenta de bancos como a Caixa Econômica Federal para a liberação de consultas referentes a benefícios. Por exemplo, é por meio dele que o interessado em saber se está concorrendo ao abono PIS/PASEP pode verificar se está apto a receber o referido valor.
PIS: Como habilitar via Carteira de Trabalho Digital
O número do PIS (Programa de Integração Social) é gerado assim que a Carteira de Trabalho é internada, funciona como uma sequência de identificação de cada trabalhador. Por isso, todos aqueles que já atuaram com registro têm essa numeração, sendo a única independente do emprego. Para consultar essa numeração, basta:
- Acessar o App Carteira de Trabalho Digital;
- No menu selecione a opção “Contratos”;
- Escolha um contrato de emprego e clique em “Detalhes”;
- Serão trazidas diferentes informações sobre o contrato em questão, entre elas o seu número do PIS/PASEP.
Como consultar abono salarial?
Outra opção, também muito buscada, é a consulta do abono salarial usando o App Carteira de Trabalho Digital. Isso porque, esse canal pode ser usado tanto por trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa, como por servidores públicos que fazem o saque no Banco do Brasil. Veja como fazer a consulta:
- Acesse o App e no menu selecione “Benefícios”;
- Agora, escolha “Abono salarial”;
- Filtre a pesquisa informando o ano base pesquisado;
- O sistema informará se tem direito ao saque.
Quem receberá o PIS/PASEP 2023?
De acordo com as regras atuais, o pagamento do PIS/PASEP 2023 será liberado para o trabalhador que seguir os requisitos abaixo relacionados:
- Ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano base;
- Ter recebido no máximo dois voos mínimos por mês no ano base;
- Estar registrado no PIS há no mínimo cinco anos;
- Ter sido incluído na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) da empresa.