SP: Defesa Civil alerta para alto risco de incêndios até sexta-feira
O tempo em grande parte do estado de São Paulo segue seco e propício para formação de incêndios. Nessa quarta-feira, a defesa civil localizou um incêndio de grandes proporções no Parque Florestal Cantareira, que fica aqui na zona norte da capital paulista. Segundo o corpo de Bombeiros, o helicóptero Águia foi acionado. O local é de difícil acesso e a corporação segue hoje no combate ao fogo. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil do Estado, foram registrados na manhã desta quinta 16 focos de incêndio em todo o estado.
Um homem de 50 anos foi preso na terça-feira em Batatais, cidade da região de Ribeirão Preto, por atear fogo em uma área de mata. É a décima segunda pessoa presa por causar incêndios no estado de São Paulo. A Polícia Civil investiga todos os casos e afirmou que as pessoas detidas por atear fogo não têm relação entre elas.
A Defesa Civil também ampliou o alerta de riscos elevados para incêndio até amanhã. As regiões norte, noroeste e oeste do estado continuam com tempo seco e sem chuvas, com algumas regiões chegando a menos de 20% de umidade relativa do ar. Na região de Presidente Prudente, no noroeste paulista, por exemplo, há previsão de que as temperaturas cheguem a 39 graus e que a umidade fique entre 13 e 15%.
Por essa razão, os 80 parques estaduais e unidades de conservação ambiental continuam fechados para visitação do público e devem seguir assim até a próxima quinta-feira, dia 12 de setembro.
Lembrando que tempo seco, é sinônimo de hidratação. As pessoas devem beber muita água, evitar o sol e as atividades físicas nos períodos mais críticos. É importante também usar soro fisiológico nos olhos e no nariz, caso necessário.