Simental é gado bom para carne e para leite
Simental é gado bom para carne e para leite

Animal tem origem suíça e vem sendo o ‘queridinho’ de muitos pecuaristas. Isso porque o gado simental é de dupla aptidão, ou seja, pode ser usado tanto como gado de corte, quanto como gado de leite. Simental é gado bom pra carne e para leite
Reprodução/TV TEM
As marcas brancas na pelagem são apenas algumas das características desse animal. Suas patas, a cabeça e o seu porte também são destaque e diferenciam a raça do gado simental.
O animal, que tem origem suíça e chegou ao Brasil há mais de 100 anos, vem sendo o “queridinho” de muitos pecuaristas. Isso porque o gado simental é de dupla aptidão, ou seja, pode ser usado tanto como gado de corte, quanto como gado de leite.
Veja a reportagem exibida no programa em 10/12/2023:
Simental é gado bom pra carne e pra leite
Um pecuarista da região de São José do Rio Preto trabalha com a raça há quase 30 anos. Ele foi um dos primeiros criadores da raça na região, e destaca a paixão pelo gado simental logo de cara. Hoje, seu rebanho conta com 300 cabeças, sendo muitas delas premiadas.
O foco por lá é a venda de embriões, sêmen e também animais reprodutores e matrizes. Em sua fazenda, ainda é feito o cruzamento do gado simental puro com a raça bovina nelore, e seus filhotes são vendidos para criadores do país todo.
Em uma outra fazenda de Nova Aliança (SP), a raça chegou por lá há 25 anos, justamente pela qualidade do animal e pela sua qualidade no corte e no leite. Além do gado, a fazenda conta com muitos touros da raça que também são premiados.
De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Simental, hoje no Brasil são 500 animais certificados, número que deve seguir crescendo nos próximos anos.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.