Saiba como cultivar a BELÍSSIMA orquídea olho-de-boneca e se encante!

0

Você conhece a orquídea olho-de-boneca? Esse é um tipo epífita, pertencente ao gênero Dendrobium nobilecapaz de suportar mudanças drásticas de temperatura, essa espécie de porte médio é uma das mais fáceis de cultivar.

O nome da orquídea olho-de-boneca é este, pois a flor da planta possui uma certa semelhança com o membro de brinquedo. Traduzido do latim, seu nome significa notável, e sua altura não ultrapassa 40 centímetros.

Devido a sua genética, a orquídea olho-de-osso é usada há muitos anos como substrato para gerar híbridos mais resistentes. Na tradição chinesa, por exemplo, esta espécie é considerada uma das 50 plantas medicinais mais importantes.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar mais sobre as características da planta e como cultivá-la da maneira correta. Confira!

Aprenda a cultivar a orquídea olho-de-boneca

Cultivo sem solo

Se plantada diretamente no solo, a orquídea morrerá rapidamente, pois é uma planta epífita. Dessa forma, o primeiro truque é plantá-la diretamente no tronco de uma árvore viva.

Para fazer isso, basta colocar um pouco de musgo (esfagno) entre as raízes da planta e o tronco. Em seguida, prenda com sisal, corda ou barbante para manter uma planta bem fixada na árvore.

Cultivo no vaso

Se você prefere cultivar a orquídea em vasos, o mais indicado é que sejam de plástico, terracota ou madeira. Depois de escolher o recipiente, use um substrato leve e de fácil drenagem, como fibra de coco, carvão e casca de pinheiro. Uma mistura desses dois materiais será suficiente.

Floração

A floração da orquídea olho-de-osso dura cerca de 30 dias e ocorre no final do outono ou início da primavera. As orquídeas possuem um perfume doce e suave e cada planta pode produzir cerca de 100 flores de núcleos diferentes.

Branco, amarelo, lilás e branco com centro roxo ou marrom são as cores mais comuns.

Adubação e rega

Quanto a rega, ela deve ser feita uma vez por semana no inverno e duas vezes nos meses mais quentes do ano. Já o substrato deve estar suficientemente seco antes da irrigação.

Além disso, quando o outono chegar, aplique fertilizante orgânico e realize o procedimento um dia após a rega. Logo a sua orquídea olho-de-boneca estará cheia de flores.

Agora que você sabe como realizar o cultivo da maneira correta, que tal plantar essa espécie na sua casa?

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *