Rússia anuncia eleições presidenciais para março de 2024, e Putin pode se eleger pela quinta vez – Notícias
Rússia anuncia eleições presidenciais para março de 2024, e Putin pode se eleger pela quinta vez – Notícias


O Conselho da Federação, a Câmara Alta do Parlamento da Rússia, decidiu nesta quinta-feira (7) que as próximas eleições presidenciais no país acontecerão em 17 de março de 2024. O presidente russo, Vladimir Putin, pode se eleger pela quinta vez. Ele assumiu como mandatário em maio de 2000.


Em uma reunião exibida ao vivo pela televisão pública, os senadores definiram a data por unanimidade, “uma decisão que praticamente inicia a campanha presidencial”, afirmou a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko.



As eleições “serão uma espécie de culminação da reunificação” das regiões ucranianas de Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, das quais Moscou anunciou a anexação, acrescentou.


As eleições acontecerão pouco depois do segundo aniversário do início da ofensiva russa contra a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 e provocou uma série de sanções sem precedentes contra a Rússia.


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


“Apesar das circunstâncias externas difíceis e das tentativas do inimigo de enfraquecer a Rússia, permanecemos fiéis aos nossos principais valores constitucionais e garantimos todos os direitos e liberdades dos cidadãos”, declarou Matvienko.


“Nossos cidadãos estão mais unidos do que nunca” com o governo do presidente Vladimir Putin. “O trabalho do Estado é mostrar-se digno desta confiança, impedir qualquer provocação”, afirmou.


Putin ainda não é oficialmente candidato para um novo mandato, mas a reforma constitucional de 2020 permite que ele concorra novamente. Ele pode permanecer no poder até 2036.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.