Quase 1,3 milhão de candidatos ainda não pagaram as inscrições para o ‘Enem dos Concursos’ – Notícias




O CNU (Concurso Público Nacional) encerrou o período de inscrições com 2,65 milhões de candidatos, número recorde.  Os inscritos vão concorrer a 6.640 vagas para 21 órgãos, com provas realizadas simultaneamente em todo o país no dia 5 de maio. Porém, 1,28 milhão de pessoas que se inscreveram ainda não pagaram a GRU (Guia de Recolhimento da União), a taxa de inscrição para realizar as provas. O prazo final para o pagamento ser feito é no dia 16 de fevereiro (confira mais sobre o calendário abaixo).





Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60. O pagamento da taxa deve ser feito apenas por meio da GRU, que pode ser paga no banco, ou via PIX, com o respectivo QR Code.





Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU, afirmou que somente com o pagamento, a inscrição do participante será válida. “É importante que todos os que fizeram as inscrições paguem a GRU até a data final de vencimento, para terem as suas inscrições concluídas e, assim, poderem então se dedicar a estudar e fazer o seu melhor. ”



Concurso Nacional



Também conhecido como “Enem dos concursos”, o certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.





A prova será no dia 5 de maio, e será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.





O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.



Cronograma do Concurso Nacional Unificado



Data final para o pagamento da GRU: 16/02/2024
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/2/2024
Divulgação dos cartões de confirmação: 29/4/2024
Aplicação das provas: 5/5/2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 3/6/2024
Divulgação final dos resultados: 30/7/2024
Início da convocação para posse e cursos de formação: 5/8/2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.