Primeiro voo transatlântico com 100% de combustível “verde”

0
Spread the love
O primeiro voo transatlântico movido exclusivamente a SAF será realizado no fim do mês pela Virgin Atlantic, de Londres (Reino Unido) a Nova York (EUA).| Foto: Pixabay

O primeiro voo transatlântico movido exclusivamente a combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) será realizado no fim do mês pela Virgin Atlantic, de Londres (Reino Unido) a Nova York (EUA). O objetivo é testar e demonstrar a viabilidade do combustível a partir de fontes renováveis.

Estudos e testes têm sido realizados em alguns países, mas em distâncias mais curtas e, geralmente, com apenas uma parte do SAF na composição do combustível – ou seja, misturada ao querosene de aviação (QAV), que é derivado do petróleo.

O voo de Londres a Nova York é liderado pela Virgin Atlantic e financiado conjuntamente por um consórcio que tem o Departamento de Transportes, Rolls Royce, Boeing, Universidade de Sheffield, Imperial College London e Rocky Mountain Institute.

O SAF é a aposta do setor aéreo na transição energética para se tornar o substituto para o QAV, derivado do petróleo. Porém, a sua produção atual é suficiente para apenas 0,15% da demanda mundial.

Os maiores avanços no desenvolvimento do SAF são na Europa, Japão e Estados Unidos, onde já foram realizados voos somente com o combustível “verde”. No Brasil, a Embraer fez avaliações bem-sucedidas, e a Raízen planeja erguer uma planta exclusiva para produção desse combustível.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *