Presidente do México diz que Castillo desejava pedir asilo – Notícias
Presidente do México diz que Castillo desejava pedir asilo – Notícias

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira (8) que o ex-presidente do Peru Pedro Castillo ligou para ele na quarta-feira (7) para dizer que iria à embaixada mexicana na capital do Peru, Lima , para pedir asilo.

No entanto, Castillo nunca chegou à embaixada, afirmou López Obrador. Os parlamentares do Peru derrubaram o Castillo do poder na quarta-feira, logo depois que o ex-mandatário tentou dissolver o Congresso, e o ex-presidente foi detido e acusado de crimes de rebelião e conspiração por violar a ordem constitucional.


“Ele me disse que estava a caminho da embaixada, mas com certeza já tinha grampeado o telefone”, declarou López Obrador em entrevista coletiva, acrescentando que pediu ao ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, que abrisse as portas da embaixada para ele .

Uma fonte judicial disse à Reuters que Castillo está detido em uma prisão em Lima em que outro ex-presidente, Alberto Fujimori, também está preso.

Pouco depois de Castillo ter sido deposto, López Obrador defendeu, em um tuíte, a estabilidade democrática em benefício dos peruanos, ao mesmo tempo em que criticou o tratamento dado a Castillo pelas “elites políticas e econômicas”.


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.