Ponte da Integração, que liga Brasil ao Paraguai, será inaugurada na segunda-feira (12)

0
Spread the love

Pouco mais de três anos após o início das obras, a Ponte da Integração Brasil/Paraguai, entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Presidente Franco, no Paraguai, será oficialmente inaugurada na segunda-feira (12). Estão previstas as presenças dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, entre outras autoridades dos dois países. Os detalhes da cerimônia ainda não foram divulgados.

O empreendimento é uma ação do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Itaipu Binacional, que está investindo R$ 323 milhões no projeto, em valores atualizados. A empresa também financia as obras da Perimetral Leste, que estão em andamento e incluem a construção de novas aduanas. Uma rodovia de 15 km vai ligar a ponte nova à BR-277. O valor de investimento da Itaipu é de R$ 336,6 milhões.

Como é a estrutura

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai é do tipo estaiada, tem 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Conta com duas pistas de 3,6 metros de largura cada, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. No lado brasileiro, o mastro principal tem 190 metros, equivalente a um prédio de 63 andares.

As obras independentes em agosto de 2019. Três anos depois, em agosto deste ano, as duas frentes de trabalho (do Brasil e do Paraguai) se encontraram sobre o leito do Rio Paraná. Foram utilizados no projeto aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço.

No final de novembro, a ponte foi atendida a testes dinâmicos com caminhões-betoneira, carregados de água e brita e carga de até 162 toneladas. A iluminação funcional, com tecnologia em LED, também está instalada.
Mesmo antes de inaugurada, a ponte – vizinha do Marco das Três Fronteiras –, já se tornou um novo cartão-postal na região turística trinacional.

De noite, é possível ver uma estrutura iluminada de longe, a partir de vários pontos da fronteira.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *