Meningite: infectologista esclarece principais dúvidas sobre a doença

0

[ad_1]

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Considerando o alto número de casos de Meningite Viral registrados nas últimas semanas epidemiológicas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió faz um alerta sobre os cuidados necessários contra a doença.

A vacinação é a principal forma de prevenção para as principais causas de meningite bacteriana. As vacinas meningocócica C, pneumocócica 10-valente (Conjugada) e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município em qualquer época do ano, e não é necessário esperar uma campanha nacional para realizar a imunização.

Para fazer os esclarecimentos sobre a doença, a médica infectologista do PAM Salgadinho, Renée Oliveira, responde às principais dúvidas sobre a meningite, orientando à população sobre os sintomas, formas de transmissão e prevenção contra a meningite.

O que é uma Meningite?

Renee Oliveira – A meningite é uma doença infecciosa, causada por vírus, bactérias e, às vezes, fungos. É uma doença que consiste no processo inflamatório das meninges, que são membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal.

O que é meningite meningocócica?

Renee Oliveira – A Meningite Meningocócica é um tipo de meningite bacteriana, provocada pela meningocócica. No Brasil, a bactéria mais prevalente é a meningocócica tipo C.

Quais são os sintomas da doença?

Renee Oliveira – Os sintomas consistiam em febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e aperto na nuca, a ponto do paciente não conseguir encostar o queixo no peito. Em caso de meningococo, a doença também pode causar manchas vermelhas pelo corpo.

Como acontece a transmissão?

Renee Oliveira – A transmissão depende do tipo de meningite. A meningite viral acontece pelo enterovírus, que é o principal vírus causador dessa doença. A forma de contágio desse tipo de vírus ocorre através do contato com alimentos e água contaminada. Já a meningite bacteriana é transmitida através dos músculos.

Onde procurar ajuda ao ser ajudado com meningite?

Renee Oliveira – O paciente deve dar entrada no sistema de saúde o mais rápido possível, buscar um local de pronto atendimento, geralmente UPAs, e ser transferido para os hospitais especializados para receber os cuidados necessários.

Como prevenir a meningite?

Renee Oliveira – A principal forma de prevenção contra as bactérias que causam a meningite é a vacinação, que estão presentes no nosso calendário vacinal. No entanto, se alguém teve contato com uma pessoa que está com meningite, ela pode fazer a profilaxia, com o uso de medicamentos para evitar o desenvolvimento de um quadro da doença.

[ad_2]

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *