Mais de 4 mil pessoas com transtorno de espectro autista emitem carteira de identificação na Baixada Santista

0
Spread the love

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) garante o direito ao atendimento prioritário e adaptado em serviços públicos e privados. A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) pode ser emitida presencialmente ou de forma on-line.
Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo
A Baixada Santista tem 4.198 pessoas com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). O número divulgado nesta terça-feira (18), Dia Mundial do Orgulho Autista, é contabilizado desde abril de 2023, quando o documento começou a ser confeccionado. Ele simplifica a identificação de autistas em serviços públicos e privados, além de promover o acesso a direitos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os dados são da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No estado, atualmente, são 57,3 mil a CipTEA. De acordo com o Governo de São Paulo, o documento promove a cidadania garantindo o reconhecimento e o respeito às necessidades e individualidades das pessoas com (TEA), como o atendimento prioritário e adaptado em serviços públicos ou privados.
A implementação da CipTEA está alinhada às diretrizes do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril de 2023.
Confira abaixo o passo a passo para emitir o CipTEA:
On-line:
Acesse o site com o login do Gov.br e clique em cadastrar novo beneficiário;
Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;
Preencha as informações do Classificação Internacional de Doenças (CID), nome e carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;
Preencha os dados do cuidador/responsável;
Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;
Aguarde a análise e aprovação da CipTEA que poderá ocorrer em até 20 dias úteis.
Presencialmente:
Consulte a disponibilidade em dos postos do Poupatempo da região;
Apresente documentos pessoais e relatório médico;
O atendente irá validar os dados, com a impressão e entrega do documento.
Dia do Orgulho Autista
O Dia do Orgulho Autista é celebrado mundialmente em 18 de junho. A iniciativa foi criada em 2005 pelo grupo Aspies for Freedom, do Reino Unido, com o intuito de celebrar a neurodiversidade de pessoas com transtorno de espectro autista.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *