Lula se reúne com escolhido para a Defesa e com comandantes militares nesta sexta-feira – Notícias
Lula se reúne com escolhido para a Defesa e com comandantes militares nesta sexta-feira – Notícias

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se reunir, ainda nesta sexta-feira (9), com José Múcio – escolhido para assumir o ministério da Defesa no novo governo –, e com comandantes das Forças Armadas. O encontro deve acontecer à tarde, após o jogo da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo.


“Ele vai conversar com os comandantes, escolher os comandantes e levar os nomes para eu aprovar. Tenho certeza que o José Múcio escolherá os melhores comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, disse Lula.

Lula havia informado anteriormente que os comandantes das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – seriam os oficiais mais antigos de cada Força, como previsão da tradição militar. São cotados o general Júlio Cesar de Arruda para o Exército; o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire, na Marinha e o brigadeiro Marcelo Damasceno, na Aeronáutica.


A Defesa não ganhou um grupo de trabalho específico durante a transição. O trabalho agora deve ser emocionado pelo novo ministro, que é visto como alguém com capacidade de transitar entre petistas e militares.


Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais entre 2007 e 2009, durante o segundo mandato de Lula na Presidência da República. Também foi deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos, de 1991 a 2007.

Como mostrou a colunista do R7 e apresentadora da gravar tv Christina Lemos, a escolha de Múcio busca “retomar a institucionalidade nas relações” com os militares, segundo uma fonte próxima a ambos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.