Liderança do Irã visita Venezuela em busca de fortalecer apoio estratégico

0
Ícone Notícias
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (à direita), recebeu no ano passado seu homólogo do Irã, Ebrahim Raisí, em visita oficial| Foto: EFE/ Rayner Peña

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu nesta segunda-feira (22) uma delegação do Irã, chefiada pelo secretário-geral da Assembleia Mundial dos Ahl al-Bayt , o aiatolá Reza Ramezani, com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e comerciais entre os países, principalmente no setor energético, devido às sanções aplicadas contra as partes pelos EUA e União Europeia, nos últimos anos.

Ramezani foi recebido no Palácio Miraflores, sede do governo, por Maduro, pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, e o ministro dos Transportes, Ramón Velásquez. O objetivo da reunião, segundo a emissora estatal de televisão VTV, é de fortalecer as relações estratégicas entre os dois países “em favor dos povos”.

Em outras palavras, a visita diplomática ocorre com a finalidade de reafirmar mais de 10 acordos assinados em junho do ano passado por Maduro e seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, nas áreas petroquímica, de transportes, mineração e outras áreas, com os quais esperam multiplicar a cooperação bilateral nos próximos 20 anos.

Em fevereiro, o ministro do petróleo do Irã, Jabad Owji, visitou Caracas visando acompanhar a aliança energética bilateral entre os regimes.

O Irã se tornou um dos principais aliados da Venezuela nos últimos anos, principalmente a partir de 2020, quando o país sul-americano passou por uma escassez de gasolina e recorreu à Teerã para comprar combustível.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *