Jovem come 10 cenouras por dia para ter pele ‘bronzeada’; isso é possível?


A jovem inglesa Dena Rendall, de 21 anos, promete que comer cenouras a deixou com a aparência mais bronzeada. Mas, será que esse método é verdadeiro?
Os amigos de Rendall afirmaram que ao encontrá-la após a dieta inusitada, pensaram que ela tinha exagerado na maquiagem. Apesar de todos zombarem de seus vegetais, a jovem confirma que sua pele ganhou uma coloração diferente.
Rendall contou ao jornal britânico The Sun que gasta mais de R$ 240 (equivalente a 40 libras) com 6 kg de cenouras. “Sou uma menina loira pálida com pele muito clara, mas como como tantas cenouras posso ficar bronzeada o ano todo”, diz.
Pele pode ganhar nova coloração com cenoura?
Segundo a nutricionista Ana Paula Machado, a melanina é responsável pelo tom de pele, olhos e cabelos.
Além disso, a melanina absorve e dispersa a radiação ultravioleta do sol, protegendo o corpo contra os danos que ela pode causar, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e desenvolvimento de câncer de pele.
E, conforme a nutricionista, não existe alimento capaz de mudar a cor dos olhos ou a pele das pessoas. Pois, mudanças na tonalidade podem estar envolvidas a diferentes fatores com a incidência da luz, reflexo das cores, humor problemas de saúde e idade.
Além disso, o que impacta na quantidade de melanina é o que faz com que cada olho ou pele tenha uma cor única e específica de cada pessoa, e isso tem a ver com a genética.
Cenoura pode pigmentar a pele?
As cenouras são ricas em betacaroteno e o corpo o converte em vitamina A. Em geral, ele não costuma ser prejudicial à saúde se a dosagem extrapolar o limite diário, segundo Machado.

No entanto, se o consumo for excessivo pode desenvolver a carotenemia. Tal condição deixa a pele alaranjada, mas é inofensiva, conforme Machado.
Além das cenouras, outros alimentos auxiliam na carotenemia, eles oferecem boas porções do betacaroteno possui coloração vermelha, laranja e verde-escuro, como por exemplo:
- Cenoura e beterraba;
- Caqui e espinafre;
- Batata-doce e abóbora;
- Couve e pimentão (sobretudo o vermelho e o amarelo);
- Mamão e manga;
- Damasco e goiaba;
- Tangerina e brócolis.