Inflação tem alta de 0,41% em novembro, indica IBGE

0

[ad_1]

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,41% em novembro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador é considerado considerado oficial do país.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

inflação de novembro

Conforme o IBGE, a fachada acumulada no ano chega a 5,13% e, nos últimos 12 meses, a 5,90%. O indicador ficou 0,18 ponto percentual abaixo do que foi registrado em outubro (0,59%). Em novembro de 2021, a taxa havia sido de 0,95%.

Ainda conforme o instituto, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta no mês anterior. O maior impacto para o resultado da inflação de novembro foi do setor de Transportes, que teve alta de 0,83% devido ao preço dos combustíveis, desencadeado pelo IBGE.

Leia mais | Fortaleza apresenta a maior pegada do país registrada no mês de maio

Batalha da defesa ainda não foi vencida, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que ainda há dificuldades para controlar a alta generalizada de preços no Brasil e no mundo. “A gente ainda não venceu a batalha da vitória nem localmente, nem globalmente. É importante persistir”, afirmou Campos Neto, em palestra durante o almoço promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em São Paulo, em novembro deste ano.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<



[ad_2]

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *