Hospital municipal de Rio Preto reduz fila de espera para cirurgias de catarata em mais de 80% em menos de 2 anos

0
Spread the love

Resultado foi divulgado para celebrar o Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado nesta quarta-feira (10). Desde a inauguração, número caiu para 1 mil pacientes à espera do procedimento, custeado pelo SUS. Hospital municipal reduz fila de espera para cirurgias de catarata em mais de 80% em menos de 2 anos em Rio Preto (SP)
Funfarme/Divulgação
Um hospital municipal reduziu a fila de espera para cirurgias de catarata em mais de 80% em menos de dois anos em São José do Rio Preto (SP). O resultado foi divulgado para celebrar o Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado nesta quarta-feira (10).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O Hospital Municipal “Dr. Domingo Marcolino Braile” foi inaugurado em 2022 com cerca de 5,7 mil pacientes aguardando para fazer a cirurgia, na qual a lente do olho é substituída por uma lente artificial para devolver a visão.
Em 22 meses, o número caiu para 1 mil pacientes à espera do procedimento, totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é administrada pela Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme).
Maria Helena Matias da Silva passou por cirurgia da catarata no Hospital Municipal em Rio Preto (SP)
Funfarme/Divulgação
Maria Helena Matias da Silva, de 64 anos, é uma das pacientes que passou pela cirurgia de catarata na segunda-feira (8), um mês depois de fazer o procedimento no olho esquerdo. Diagnosticada com a condição e com perda de quase 80% da visão em cada um dos olhos, ela teve a primeira consulta no dia 25 de maio e, 10 dias depois, fez a primeira cirurgia.
“Eu estou muito bem em comparação com o antes, estou quase com 100% da visão novamente. Eu nunca tinha ido ao hospital, fui na primeira consulta e fiquei encantada. É raro ver um hospital tão equipado, completo, como esse. Serve de referência para outros”, celebra a paciente.
Segundo o diretor técnico do hospital, Marcelo Vilaça, o hospital faz em média 320 cirurgias de catarata por mês, o que vai permitir zerar a fila de espera. A equipe oftalmológica reúne cerca de 20 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, profissionais de enfermagem e de apoio.
Os funcionários atuam em duas salas cirúrgicas. O Hospital Municipal atende os pacientes pelo SUS, encaminhados pela rede municipal de saúde, mediante atendimento feito por uma das 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *