Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori é solto depois de 16 anos na prisão – Notícias
Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori é solto depois de 16 anos na prisão – Notícias


A Justiça do Peru soltou o ex-presidente Alberto Fujimori, de 85 anos, nesta quarta-feira (6), após ele permanecer 16 anos em uma prisão na capital Lima. Ele cumpria pena de 25 anos por um massacre durante seu governo há três décadas.


Organizações de direitos humanos foram contra o perdão e a Corte Interamericana pediu a suspensão do indulto até que a organização tenha “todos os elementos necessários para analisar se a referida decisão cumpre as condições” exigidas pelo benefício.


Dezenas de apoiadores cercaram o carro do ex-presidente assim que ele deixou o presídio. Fujimori é considerado por muitos um herói que salvou o país da guerrilha esquerdista do Sendero Luminoso e do colapso econômico.


A decisão final sobre a manter ou não a detenção do ex-presidente ficou nas mãos do Instituto Penitenciário Nacional, ligado ao governo da presidente Dina Boluarte.



O perdão foi concedido pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski no Natal de 2017, mas foi anulado ou suspenso diversas vezes por tribunais inferiores diante da pressão da Corte Interamericana e das famílias das vítimas de abusos.



A liberdade do ex-presidente não o isenta de pagar cerca US$ 15 milhões em dívidas para reparação civil por casos de corrupção, afirmou o gabinete do advogado anticorrupção, em comunicado.



A Procuradoria-Geral da República afirmou que o valor não pode ser recolhido por meio do confisco de sua “pensão vitalícia”, porque Fujimori desistiu dela como ex-presidente e não possui bens registrados em seu nome.


Outros dois ex-presidentes peruanos seguem presos: Alejandro Toledo, investigado por corrupção, e Pedro Castillo, acusado de rebelião após tentar dissolver ilegalmente o Congresso.


Bolsas, arte e até celular ‘StarTAC’: fechada ao mundo, Coreia do Norte mostra o que tem além de mísseis


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.