De cachorro robô a ‘voo’ de asa-delta: veja o que é novidade em evento de tecnologia em Campinas

0

Primeira edição do Campinas Innovation Week acontece no Pátio Ferroviário, com expectativa de 15 mil visitantes. Entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição pelo site. Campinas recebe evento sobre tendências de mercado, tecnologia e sustentabilidade
De cachorro robô a “voo” de asa-delta sobre a cidade, o Campinas Innovation Week traz, até sexta-feira (14) e em quatro eventos simultâneos, novidades nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, varejo e tendências de mercado.
✅ Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
A primeira edição do festival acontece no Pátio Ferroviário de Campinas (SP), com expectativa de 15 mil visitantes. As inscrições para participar das atividades, palestras e eventos culturais são gratuitas, mas precisam ser realizadas com antecedência pelo site.
🪂 Campinas ‘do alto’
Um dos destaques da feira é o voo de asa-delta sobre a metrópole. Usando um óculos de realidade virtual, os visitantes podem sobrevoar os principais pontos turísticos em uma experiência imersiva.
“A gente deixa o pessoal suspenso, eles seguram na barra da asa-delta, tudo para o pessoal ter uma experiência mais realista e mais sensitiva assim de como é voar pela cidade de Campinas”, explica Arthur Chiarelli, coordenador do estande.
Voo virtual de asa-delta leva visitantes em passeio pelos pontos turísticos de Campinas
Reprodução/EPTV
🐶 Scooby, o cão robô
O Scooby é um cachorro robô que obedece comandos para deitar, brincar e rodopiar, mas também tem outras funcionalidades. Segundo o gerente comercial Tommy Robert Peres, a invenção também pode ser usada para vigilância patrimonial, por exemplo.
“Ele tem também o comando, que é o modo autônomo e também o modo manual. Ele também pode subir escada e temos robôs nossos que podem mergulhar. Temos o Nick, o Buddy… são vários robôs para agregar”, conta.
Cachorro robô é destaque na Campinas Innovation Week
Reprodução/EPTV
🔊 Estação meteorológica que capta sons
Na feira, chama atenção também uma estação meteorológica instalada no meio de um estande. Via sensores, ela captura a velocidade do vento e a umidade relativa do ar. A inovação, porém, está no registro de sons do meio ambiente.
“Se a gente captar mais sons naturais, de pássaros, de animais, o ambiente está mais ecologicamente saudável, se tiver mais som humano, infelizmente, ele está menos saudável. […] Vai ser um projeto que a gente vai ficar por uns dois anos captando essas informações para processar, gerar um algoritmo de detecção e a partir daí ele vai ser instalado na região do semiárido inteiro”, explica Cássio Garcia, desenvolvedor de negócios.
Estação meteorológica capta sons do meio ambiente
Reprodução/EPTV
🏎️ Protótipo de carro autônomo
O protótipo de um carro autônomo é “prato cheio” para quem gosta de automobilismo. O desenvolvedor Jair Cursiol Filho explica que a tecnologia pode ser transformada em um robô-aspirador ou um carro em tamanho real, por exemplo.
“Dentro desse protótipo, eu posso diminuir ele e fazer um robô a vácuo, daquele que a gente vê na TV, que algumas pessoas já têm para limpar a própria casa, enquanto eu posso aumentar esse protótipo, transformar ele num carro de tamanho de verdade e esse carro ser capaz de te levar de Campinas até São Paulo e voltar em segurança”, conta.
Protótipo de carro autônomo no Campinas Innovation Week
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *