Cuidado! Inteligências Artificiais podem usar selfies ilegalmente
Hoje em dia, postar selfies é algo muito comum e simples para qualquer brasileiro com smartphone, basta ligar a câmera e dar o seu melhor sorriso. Entretanto, no contexto atual, talvez seja melhor repensarmos esses figurinos.
Mas por que deveríamos nos atentar a uma simples selfie?
Porque agora é possível treinar Inteligência Artificial para realizar montagens exatamente como suas fotos em diversas situações, algumas podendo ser até ilegais e colocá-lo em ciladas.
Por isso, a dica mais importante de hoje é: quanto mais a pessoa para anônima, mais difícil de isso acontecer. Porém, é importante estar ciente de suas escolhas.
Como selfies eo crime
Com o avanço da tecnologia, os criminosos ganharam mais facilidade e rapidez para fazer uma violação de imagem qualquer.
As fotografias sempre apresentavam a possibilidade de edições, mas antes necessitava-se ter habilidade em algum programa para elas processarem cada vez mais “perfeitas”. Hoje, isso é muito fácil de se fazer.
E o pior de tudo é que, na maioria das vezes, é a própria vitima é quem acaba inserindo a selfie em aplicativos de Inteligência Artificial suspeitos em troca de versões em animes ou desenhos animados baseado em sua imagem, por exemplo.
Para exemplificar como uma Inteligência Artificial treinada pode ser poderosa, o site Ars Technica trouxe o John, uma pessoa criada para mostrar como a técnica funciona. Veja como ficou:
John, o rapaz que está nas fotos acima, não é uma pessoa real. Isso porque, para a sua criação, utilizou-se um gerador de imagens de IA chamado Difusão estável (versão 1.5) e uma chamada técnica Dreambooth para auxiliar a IA a criar imagens de John com qualquer recurso.
Portanto, facilmente alguém seria capaz de chegar a resultados parecidos ou elaborar mais imagens de qualquer pessoa e até como quiser.
Para isso, pode retirar a imagem de uma conta em rede social ou mesmo em capturas por meio de vídeos, ou seja, está cada vez mais fácil clonar o rosto de alguém.
Agora, se você olhar com bastante atenção, note que as imagens não são totalmente perfeitas, fazendo com que uma pessoa que entenda do assunto possa tratar-las como irreais.
É muito comum que usem esse tipo de tecnologia para criar “pessoas artificiais” e aplicar golpes. E, sem você perceber, pode usar suas fotos para isso.