crianças em 1966 imaginaram os anos 2000; confira

Em um especial da BBC de 1966, o canal britânico entrevistou alunos de várias escolas com uma simples pergunta: como imaginavam o futuro?

As respostas obtidas são interessantes, especialmente porque muitas delas parecem, de alguma forma, prever o mundo em que vivemos hoje em 2023.

Expectativas altas com a exploração espacial

O primeiro rapaz entrevistado, até então sem ter tido o prazer de ver o homem chegar à Lua, acredita na exploração espacial.

“Acho que provavelmente estarei em uma nave rumo à Lua ditando ordens a robôs,” afirmou o garoto.

Embora na realidade a exploração lunar seja bem menos frequente do que ele previa, ainda sonhamos com viagens espaciais, e a tecnologia robótica é uma realidade.

Automatização e perda de emprego

As preocupações vão além do espaço. Uma estudante entrevistada se mostra receosa com a automatização de funções e o aperfeiçoamento e proliferação da tecnologia.

“Os computadores estão tomando conta de tudo. E no ano de 2000 não haverá empregos em quantidade suficiente”, alerta a jovem.

De fato, temos visto como a automatização tem causado grandes mudanças no mercado de trabalho.

Problema de superpopulação e moradia

A superpopulação é uma ameaça real para o nosso futuro. Uma aluna argumenta que, devido à superpopulação, pessoas não poderão viver em casas comuns, pois tais imóveis ocupam muito espaço.

Ela também menciona a hipótese de que os cidadãos ficarão “empilhados uns sobre os outros e as moradias serão pequenas”.

Mudanças climáticas

Um estudante aponta para como a poluição do espaço poderá interferir no clima, provocando uma elevação do nível do mar que poderia cobrir partes da Inglaterra ou transformá-la em um conjunto de ilhas.

Embora tais previsões não sejam totalmente exatas, é inegável que as mudanças climáticas representam um desafio atual para a humanidade e que a elevação do nível do mar continua a ser uma preocupação real.

Indústria alimentícia e o consumo de carne

Um dos estudantes prevê que os animais serão confinados em armazéns e alimentados artificialmente, uma previsão sinistra e correta sobre a indústria de produção de carne moderna.

Em resumo, as crianças do passado tinham uma visão surpreendentemente próxima do mundo em que vivemos hoje.

Embora algumas previsões possam ter parecido pessimistas na época, elas refletem as realidades atuais, demonstrando que devemos sempre considerar as preocupações e esperanças das gerações mais jovens. Assista ao vídeo abaixo:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.