Como estão as corridas eleitorais em BH, Campo Grande, Manaus, Rio e SP segundo a Quaest
Em Manaus e no Rio, prefeitos David Almeida (partido) e Eduardo Paes (PSD), lideram isolados, assim como o apresentador Mauro Tramonte (Republicanos) em BH e a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) em Campo Grande. Em SP, há empate triplo entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB). A Quaest divulgou em julho pesquisas de intenção de voto para as prefeituras de 5 capitais: Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
Todas as pesquisas, exceto a de Manaus, foram encomendadas pela Genial Investimentos
📳 Receba no WhatsApp as notícias do g1 sobre eleições municipais
🎙️g1 entrevista candidatos às prefeituras de SP e Rio a partir de segunda (5)
A influência de Lula e Bolsonaro nas eleições de 5 capitais, segundo a Quaest
Em cada a cidade, a Quaest fez pesquisas considerando vários cenários. Naqueles em que há o maior número de candidatos, a situação é a seguinte:
São Paulo: há empate técnico triplo na liderança entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) no 1º turno. No 2º turno, Nunes vence em todos os cenários nos quais aparece;
Rio de Janeiro: o prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com 49% das intenções de voto; no segundo lugar, empatados tecnicamente, estão o deputado federal Delegado Ramagem (PL) e o vereador Tarcísio Motta (PSOL); no 2º turno, Paes vence tanto Ramagem quanto Motta;
Belo Horizonte: O apresentador Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com 25%, e 6 candidatos estão tecnicamente empatados na 2ª posição. Tramonte vence todos os cenários de 2º turno nos quais é citado;
Campo Grande: A ex-deputada federal Rose Modesto (União) lidera com 34%; em segundo, estão empatados tecnicamente o deputado Beto Pereira (PSDB) e a prefeita Adriane Lopes (PP). Rose venceria os dois adversários em eventuais disputas no 2º turno; numa disputa entre Adriane e Beto Pereira, há empate técnico;
Manaus: O prefeito David Almeida (Avante) lidera com 33%; em segundo, está o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 22%. Almeida vence em todos os cenários nos quais aparece em um potencial 2º turno.
São Paulo
A pesquisa foi feita entre 25 e 28 de julho e divulgada na terça-feira (30). A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
1º turno
Na primeira colocação, há um empate técnico entre o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), com 20%, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB), ambos com 19%.
2º turno
Nas hipóteses de 2º turno, o atual prefeito, Ricardo Nunes, vence em todos os 3 cenários apresentados aos eleitores (contra Boulos, o coach Pablo Marçal e a deputada federal Tabata Amaral). A Quaest não incluiu nesta pesquisa uma eventual disputa entre Nunes e Datena.
Num 2º turno entre Boulos e Marçal, há empate técnico.
Rio de Janeiro
A pesquisa foi feita entre 19 e 22 de julho e divulgada em 24 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
1º turno
Atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), lidera a corrida, com 49% das intenções de voto. Na sequência vêm os deputados federais Delegado Ramagem (PL), com 13%, e Tarcísio Mota (PSOL), com 7%, empatados tecnicamente no limite da margem de erro, que é de 3 pontos.
Na pesquisa anterior, feito em junho, a Quaest não fez o levantamento desse cenário.
2º turno
Eduardo Paes venceria tanto Ramagem quanto Motta em um eventual 2º turno para a prefeitura do Rio. Num cenário de disputa entre Ramagem e Mota, o candidato do PL tem 32% das intenções de voto – um empate técnico com os 35% de brancos e nulos e acima dos 24% do postulante do PSOL.
Os votos brancos e nulos não anulam uma eleição. Então, nesse cenário a pesquisa Quaest indica uma vitória de Ramagem.
Belo Horizonte
A pesquisa foi feita entre 10 e 14 de julho e divulgada em 16 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
1º turno
O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera as intenções de voto, com 25%.
Há um empate técnico entre seis candidatos no segundo lugar: o deputado estadual Bruno Engler (PL) tem 12%, o ex-deputado João Leite (PSDB), 11%. O atual prefeito, Fuad Nomam (PSD), e a deputada federal Duda Salabert (PDT) somam 9%, já Carlos Viana (Republicanos) tem 8% e Rogério Correia (PT) tem 7%.
2º turno
Tramonte vence a eleição nos 3 cenários simulados de 2º turno. Os demais candidatos estão tecnicamente empatados caso disputem entre si.
Campo Grande
A pesquisa foi feita entre 24 e 27 de julho e divulgada na terça-feira (30). A margem de erro é de 3 pontos.
1º turno
A ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) lidera com 34% das intenções de voto. A atual prefeita, Adriane Lopes (PP) aparece na 2ª posição, empatada com o deputado federal Beto Pereira (PSDB), ambos com 15%.
2º turno
Rose Modesto venceria as disputas com Adriane Lopes ou Beto Pereira em um eventual 2º turno, segundo a Quaest. Já uma possível disputa entre Adriane e Beto , há empate técnico.
Manaus
A pesquisa foi feita entre 24 e 27 de julho e divulgada nesta quinta-feira (1). A margem de erro é de 3,1 pontos para mais ou para menos.
1º turno
O atual prefeito, David Almeida (Avante), lidera a corrida eleitoral com 33%, seguido pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 22%. Há três candidatos empatados na 3ª colocação, conforme a margem de erro de 3 pontos.
2º turno
A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre as intenções de votos em alguns cenários de 2º turno. O prefeito lidera em todos os 4 cenários no quais aparece.