CNJ autoriza que cartórios do RS emitam certidões gratuitas para vítimas da enchentes

0
O SEU JORNAL

Ficam liberadas certidões de nascimento, casamento e óbito. Documentação é necessária, por exemplo, para acesso a benefícios. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou nesta terça-feira (11) que os cartórios do Rio Grande do Sul forneçam de forma gratuita certidões de nascimento, casamento e óbito até o fim de junho.
A decisão foi tomada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que atendeu a um pedido da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Os documentos não necessários para garantir acesso, por exemplo, a benefícios sociais e o cadastro nos programas mantidos pelo Poder Executivo.
Desastres climáticos reacende discussão de planejamento no RS
Até o fim do mês, o Tribunal de Justiça do RS (TJRS) vai promover a ação “Central Cidadania” para atender os atingidos pela enchentes.
Segundo Salomão, a medida buscar garantir cidadania para as vítimas da tragédia.
“A catástrofe climática que atingiu o estado do Rio Grande do Sul causou dezenas de mortes e afetou a vida de milhares de pessoas. Uma dessas consequências é a perda ou destruição de documentos importantes, como carteiras de identidade, CPFs e certidões de registros de nascimento e casamento”, afirmou na decisão.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *