Cidade de São Paulo entra em estado de atenção para riscos de alagamentos por causa da chuva no feriado de 9 de julho, diz CGE

0
O SEU JORNAL
Spread the love

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas colocou a capital paulista em estado de atenção desde 6h25 desta terça (9). Defesa Civil já havia colocado município em estado de atenção para baixas temperaturas desde 4 de julho. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo colocou a cidade em estado de atenção para riscos de alagamentos por causa da chuva neste feriado de 9 de julho.
O órgão da prefeitura informou em seu site oficial que o estado de atenção teve início às 6h25 desta terça-feira (9) em razão da chuva que atinge o município.
De acordo com o CGE, o feriado no qual se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932 terá tempo chuvoso nesta terça.
“O sistema frontal ao largo do litoral paulista vai organizar instabilidades desde a região oeste do estado rumo à Grande São Paulo e litoral. As precipitações serão intermitentes de fraca a moderada intensidade, e a persistência dessas instabilidades pode provocar a formação de alagamentos”, informa o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas “As chuvas variam entre moderada e forte intensidade.”
Feriado prolongado de 9 de julho será de frio e chuva em SP; veja a previsão
Além da chuva, a capital paulista terá frio, de acordo com o CGE. Os termômetros chegam à máxima de 17°C.
“A rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo aponta a média de 12ºC. Imagens do radar meteorológico indicam áreas de instabilidade sobre a capital e região metropolitana”, informa o Centro de Gerenciamento. “A Defesa Civil da Cidade de São Paulo, nos termos da Portaria 514/2024, mantém em vigência o estado de atenção para baixas temperaturas em toda a Capital paulista desde às 9h50 do dia 4 de julho de 2024.
Dicas contra alagamentos
Veja abaixo medidas sugeridas pelo CGE para evitar problemas com alagamentos em São Paulo:
Evite transitar em ruas alagadas
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Risco de alagamentos
Há risco de alagamentos para toda a capital:
Zona Norte, às 06h25
Zona Sul, às 06h25
Zona Sudeste, às 06h25
Zona Leste, às 06h25
Zona Oeste, às 06h25
Centro, às 06h25
Marginal Tietê, às 06h25
Marginal Pinheiros, às 06h25
Tendência para os próximos dias
A quarta-feira (10) ainda começará com chuva entre a madrugada e o início da manhã, de acordo com o CGE. No decorrer do dia, períodos de melhoria com sol entre muitas nuvens e temperatura em elevação. A mínima será de 14°C e máxima de 22°C.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *