Chuva alivia clima seco e reduz riscos de incêndio no Oeste Paulista, aponta Defesa Civil

0
Spread the love

Precipitações devem ocorrer até a manhã desta quarta-feira (10). Chuva alivia clima seco e reduz riscos de incêndio no Oeste Paulista
Júlia Guimarães/g1
Com a chegada de uma frente fria ao Oeste Paulista, a madrugada desta terça-feira (9) iniciou chuvosa e com temperaturas amenas. Conforme a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente (SP), a chuva, que deve predominar ao longo do dia, aliviou o clima seco e reduziu os riscos de incêndio na região.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Ao g1, o coordenador municipal da Defesa Civil, Renato Gouvea, pontuou que a precipitação é positiva, principalmente, para resolver a questão do período de estiagem.
“Essa chuva, para nós, da Defesa Civil, é bem positiva porque nós estávamos em uma estiagem muito grande, com muitas ocorrências de fogo em vegetação. É uma chuva que veio sem nenhum transtorno, não tivemos vento, não tivemos precipitação muito grande. Então, para a Defesa Civil, é uma chuva que veio resolver essa questão momentânea da estiagem”, salientou.
Chuva alivia clima seco e reduz riscos de incêndio no Oeste Paulista
Júlia Guimarães/g1
Na última quinta-feira (4), a coordenadoria havia emitido um alerta sobre o alto risco de queimadas que poderiam atingir a região.
Diante deste cenário, a Defesa Civil orientou aos moradores para ficarem atentos e se protegerem. Além disso, pediu para que não usassem fogo para queimar lixo ou limpar terrenos, bem como não jogarem pontas de cigarros às margens das rodovias.
Desta forma, Gouvea reforçou a importância das chuvas.
“Nós tivemos, então, essa ruptura das secas e dos incêndios em vegetação. Para nós, essa frente fria com chuva foi bem positiva para mitigar essa situação de seca e de forte estiagem”, afirmou ao g1.
Chuva teve início na madrugada desta terça-feira (9), em Presidente Venceslau (SP)
Jesus Lopes
Próximos dias 🌧
Conforme o climatologista Vagner Camarini, a previsão é de chuva e vento até a manhã desta quarta-feira (10). Ele pontua que somente no período da tarde ocorra a estiagem e as temperaturas voltem a ficar elevadas.
Ao g1, o climatologista reforçou que estas quinta (11) e sexta-feiras (12) devem ser com o sol predominante.
Ainda conforme Camarini, a previsão de chuva para esta terça-feira é de um volume de 25 milímetros.
“Para a nossa região, essa chuva, a importância é tudo. Nós estávamos desde o dia 27 de maio sem chuva e essa chuva que veio, apesar de fraquinha, mas que está predominante desde a madrugada e vai passar o dia todo, é boa para tudo. O ar já limpou, para a agricultura, para pastagem, vai ser bom. Só que, com as temperaturas mais amenas, a vegetação tem um crescimento lento”, ressaltou Camarini.
O climatologista também apontou que, para o mês de julho, caracterizado pelo tempo seco, o acumulado de chuva previsto é positivo.
“Para a época do ano, julho, essa quantidade de chuva vai chegar aos 30 milímetros acumulados entre ontem, hoje e amanhã de madrugada. É excelente”, finalizou ao g1.
Chuva alivia clima seco e reduz riscos de incêndio no Oeste Paulista
Júlia Guimarães/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *