Chef Aprendiz Americanópolis encerra edição com competição gastronômica

0
Foto - Rafael Coelho Martinez

Projeto Social itinerante encerrará ciclo de oficinas com evento onde os jovens apresentam um menu completo para parceiros que possuem vagas em seus estabelecimentos

No próximo sábado (10), será realizada no Grand Hyatt São Paulo, a competição final do Chef Aprendiz Americanópolis, que contou com o incentivo do ProAC ICMS e patrocínio: Comgás (diamante), Tirolez (ouro), Wickbold (prata), Kikkoman (bronze) e Oster® (bronze).

Na ocasião, os jovens participantes desta 11ª edição do projeto social vão apresentar todo o conhecimento adquirido no ciclo de oficinas com atividades relacionadas ao universo da gastronomia, técnicas culinárias, habilidades socioemocionais, trabalho em equipe e mercado de trabalho.

“Muito além de ensinar técnicas de gastronomia, buscamos apoiar o desenvolvimento dos jovens também emocionalmente para que se sintam mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida.

A competição encerra o ciclo de oficinas com chave de ouro, pois é um evento onde eles podem colocar em prática tudo que aprenderam. É uma delícia ver os sorrisos e o sentimento de satisfação por fazerem pratos e apresentações dignas de restaurantes, de acordo com os jurados.

O apoio que oferecemos é para que eles tenham mais autoconfiança e sigam mais seguros para a vida adulta”, explica Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.

Neste dia, divididos em grupos, os participantes preparam e apresentam um menu completo para uma banca de jurados, com entrada, prato principal e sobremesa. O júri é formado por chefs e donos de estabelecimentos que já são parceiros do projeto e possuem vagas abertas em seus negócios.

Para esta edição, estão confirmados os representantes do Handz by Rodrigo Einsfeld, Hotel Emiliano, Accor-Hotel Pergamon, Grupo Raízes, Estela Passoni, Froid SP, Papa Bubble, Mistura Paulistana e Aguzzo Cucina.

“A Comgás acredita no papel das empresas como vetor de transformação da sociedade e nos orgulhamos em participar desta ação. Iniciativas como a do Chef Aprendiz geram impactos intangíveis e proporcionam o exercício da cidadania”, declara Carla Sautchuk, diretora de Operações e Serviços e embaixadora da diversidade na Comgás, empresa que patrocina a iniciativa.

O índice de desemprego apresentou queda no terceiro trimestre de 2022, contabilizando 108,5 milhões de brasileiros desempregados. No estado de São Paulo, a população desocupada é de 8,6%. Porém, dentro deste grupo, 18,4% são jovens entre 18 e 24 anos de idade.

Diante deste cenário, Beatriz Mansberger acredita que “o Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento de pessoas, para além de qualquer outra definição.

É por meio do vínculo, do encontro genuíno entre pessoas, que a transformação ganha espaço para acontecer. Precisamos apoiar os jovens a entenderem que eles são capazes e que as estatísticas são indicadores passíveis de transformação”.

O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que usa a gastronomia como principal ferramenta para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Fundado em 2015, já formou 150 jovens de 10 comunidades diferentes da cidade de São Paulo. Destes, 75% estão trabalhando na área gastronômica, atuando em outras áreas e contando com o apoio do projeto para se recolocar no mercado.

Até junho de 2023, o projeto pretende formar 60 jovens por meio de mais duas edições, que também fazem parte do Plano Anual desenvolvido pelo Fadaris –  Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, que recebe o patrocínio via lei de incentivo ProAC ICMS.

Fontes: 

– pesquisa de taxa de desocupação por idade do IBGE – 3º trimestre 2022

– Indicadores mensais do mercado de trabalho do IPEA – setembro de 2022

Protocolos de higiene e segurança

O projeto Chef Aprendiz mantém seu compromisso com a preservação da saúde e, considerando os crescentes casos positivos de coronavírus nas últimas semanas, recomendamos o uso de máscaras durante todo o evento.

Sobre o projeto Chef Aprendiz

Atuando desde 2015 em comunidades da capital paulista, já impactou 631 pessoas das regiões de Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade, Vila Andrade e Fraternidade.

As quatro primeiras edições aconteceram com financiamento coletivo, e em 2019 passou a realizar o projeto com auxílio de leis de incentivo, como Proac e Promac.

A edição Fraternidade foi realizada na Casa Chef Aprendiz para jovens egressos ou em situação de acolhimento e foi a primeira a ser realizada com patrocínio privado.

Durante quase seis meses, aproximadamente 20 jovens, de 17 a 24 anos, vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. São 40 oficinas, realizadas na comunidade atendida, divididas em três eixos:

Meu mundo interno: alfabetização emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, dinâmicas de psicodrama, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;

Mundo do trabalho: educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;
Mundo da cozinha: técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.

Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de emprego para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

90% dos alunos receberam pelo menos uma oportunidade na área. Alguns iniciaram carreira na cozinha e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia.

Temos aproximadamente 75% dos jovens trabalhando ou participando de entrevistas de emprego. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.

Sobre o Grand Hyatt São Paulo

O Grand Hyatt São Paulo foi o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil. Construído com um novo conceito em design, conta com três complexos distintos com entradas independentes: apartamentos, área gastronômica e área de eventos.

O hotel cinco estrelas contam com 467 apartamentos, 34 suítes e dois restaurantes (o C, que destaca comfort food, além do Kinu, especializado em cozinha japonesa).

O hotel tem ainda em suas dependências o C-Bar, o Wine Library, uma área de eventos com 3 mil m² (com dois ballrooms, sendo o salão principal com capacidade de até 1.200 pessoas, dez salas de reunião com completa infraestrutura tecnológica) e o Amanary Spa, com piscinas interna climatizada e externa.

Sobre a Comgás

A Comgás possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 94 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2,3 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. Via: Ana Geisa Lima

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *