Centro do Imigrante, em São Paulo, recebe unidade do projeto Biblioteca de Los Sueños

0
Espaço tem ambientação lúdica e promove valorização do livro como fonte de conhecimento e intercâmbio cultural. Foto: Divulgação

Com realização da CEC Brasil e patrocínio da DOW, projeto oferece novo espaço de leitura com 1200 títulos

No dia 3 de junho (sábado), às 10h, o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), localizado no bairro do Maranhão na Zona Leste de São Paulo, foi contemplado com novo espaço de leitura e acervo de 1200 livros. A novidade é fruto do projeto Biblioteca de Los Sueños, que chegou à instituição como uma realização da CEC Brasil e patrocínio da DOW, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

A iniciativa passa a beneficiar as mais de 2.400 pessoas atendidas anualmente pelo CDHIC, sendo mais de 300 delas crianças e adolescentes, que irão contar com um espaço de convivência e leitura, com acervo de títulos de autores brasileiros em língua espanhola ou bilíngues, além de títulos da literatura local, mundial e sobre sustentabilidade, promovendo o acesso à leitura ao tempo que une culturas e ideias.

Foto: Divulgação

O pano de fundo do projeto Biblioteca de Los Sueños, idealizado pela CEC Brasil, é a divulgação da literatura brasileira e a valorização do livro como fonte de conhecimento e intercâmbio cultural a partir da criação de espaços de leitura em países da América do Sul. Em 2023, o projeto inaugura um total de cinco unidades, sendo duas no Chile, duas no Brasil (São Paulo e Salvador) e uma no Uruguai.

“A Biblioteca de Los Sueños é literalmente um sonho para o CDHIC. Só no último ano, atendemos mais de 327 crianças e adolescentes em dois projetos de grande importância para a organização, o Espaço Migrantes e o Tendas de Cidadania. Além de termos como missão a construção de uma sociedade livre de preconceito, sexismo, racismo, discriminação e xenofobia, acreditamos na educação como ferramenta de transformação social.

Foto: Divulgação

Paulo Freire nos ensinou que a inclusão acontece quando “se aprende com as diferenças, e não com as igualdades” e ter uma biblioteca com um acervo heterogêneo, impulsiona a nossa sede a ser um espaço de consulta, pertencimento, saber e partilha”, relata Isabella Roberta da Silva, diretora executiva do Centro de Imigrantes.

Além de estar localizada em região de vulnerabilidade social, a implantação das unidades do projeto Biblioteca de Los Sueños tem como critério a formação de mediadores para o novo espaço, dentro de uma lógica de dinamização de práticas de leitura, formação do leitor e capacitação sobre literatura brasileira.

As instituições beneficiadas são, em sua maioria, escolas, creches, centros culturais ou associações situadas nas periferias de cidades latino- americanas.

Foto: Divulgação

“O projeto garante solo, firme e fértil, para conectar a literatura brasileira com países da América Latina, estimulando a parceria entre autores brasileiros e editoras latino-americanas, garantindo não apenas a tradução desses textos, mas a possibilidade de publicações bilíngues que podem ainda mais enriquecer nossas trocas culturais”, comenta Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil.

Para Javier Constante, presidente da Dow Brasil e América Latina, “o apoio à Biblioteca de Los Sueños vai ao encontro do compromisso da Dow de minimizar a lacuna educacional entre jovens que pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo também os pilares da inclusão e da diversidade para inspirar uma nova geração diversa.

Foto: Divulgação

É com orgulho que temos conseguido aumentar nossos investimentos sociais para alavancar projetos tão importantes como esse nas regiões em que operamos”, avalia o executivo da multinacional.

Sobre a CEC BRASIL – A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul.

Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e liderança nas áreas de meio ambiente, social e governança para alcançar crescimento lucrativo e ajudar a construir um futuro mais sustentável.

Foto: Divulgação

Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor.

A Dow opera unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 37.800 pessoas. Em 2022, gerou aproximadamente US$ 57 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia se referem a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

SERVIÇO:

Inauguração Biblioteca de Los Sueños

Onde: Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC)

Endereço: Rua Luis Ferreira, 142 – Maranhão

Quando: 3 de junho (sábado)

Horário: 10hs.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *