Celular em sala de aula: quais países já proíbem e como isso afeta a aprendizagem? – Notícias

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Um em cada quatro países do mundo proíbe ou tem políticas sobre o uso do celular em sala de aula, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (26) pela Unesco.

Entre os que recentemente anunciaram a proibição estão Finlândia e Holanda. Estudos mostram impactos do smartphone na aprendizagem e na concentração dos estudantes, principalmente porque isso os distrai durante a aula.



“As notificações recebidas ou a mera proximidade do celular pode ser uma distração, fazendo com que os alunos percam a atenção da tarefa. O uso de smartphones nas salas de aula leva os alunos a se envolverem em atividades não relacionadas à escola, o que afeta a memória e a compreensão”, diz o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023 da Unesco, intitulado “A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?”.


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O documento, que reúne evidências de pesquisas do mundo todo, expõe os benefícios da tecnologia na educação, mas faz também uma leitura crítica do uso não regulado e não moderado por educadores.


Segundo o texto, os smartphones foram banidos total ou parcialmente em México, Portugal, Espanha, Suíça, Estados Unidos Letônia, Escócia e em províncias do Canadá.

Na França, por exemplo, apesar da proibição, o aparelho pode ser usado por certos grupos de alunos, como os com deficiências, ou quando está claro o uso pedagógico.

Países asiáticos e africanos são os que mais têm leis sobre o assunto, como Uzbequistão, Guiné e Burkina Fasso. Em Bangladesh, nem os professores podem usar o aparelho em sala.


No Brasil, não há lei que proíba o uso de celulares. Escolas particulares têm regras próprias sobre o uso do aparelho e o permitem ou não, de acordo com a utilização e a idade do aluno.

Um projeto de 2015, ainda em análise na Câmara dos Deputados, proíbe “o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, nas salas de aula da educação básica e superior de todo o país”.

De autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), ele prevê que os aparelhos só serão permitidos “se integrarem as atividades didático-pedagógicas e forem autorizados pelos professores”.


O ministro da Educação, Camilo Santana, é um dos 18 ministros que devem participar do lançamento do relatório nesta quarta, no Uruguai. O documento ainda será detalhado no evento.


Alguns países que já baniram ou têm políticas sobre o uso de celular na escola:


• México

• Finlândia

• Holanda

• Portugal

• Espanha

• Suíça

• Estados Unidos

• Letônia

• Escócia

• Canadá

• França

• Uzbequistão

• Guiné

• Bangladesh


No texto de apresentação, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, diz que a pandemia fez com se valorizasse uma tendência de “ver as soluções tecnológicas como uma ferramenta universal, adequada para todas as situações, uma forma inevitável de progresso”, mas que é preciso lembrar os desafios e os riscos. “Vale reiterar o óbvio: nenhuma tela jamais substituirá a humanidade de um professor. […] A relação entre professores e tecnologia deve ser de complementaridade — nunca de substituibilidade”.


O relatório cita uma meta-análise de pesquisas sobre a relação entre o uso de telefones celulares pelos alunos e os resultados educacionais, feito com estudantes da pré-escola ao ensino superior, em 14 países. O resultado foi um efeito negativo, com maior impacto no nível universitário.


Outro estudo mostra que os alunos podem levar até 20 minutos para se concentrar novamente no que estavam aprendendo depois de usar o celular para atividades não acadêmicas. Há ainda efeito negativo relatado com a utilização de computadores pessoais para atividades não relacionadas à escola durante as aulas, como navegação na internet.


“Banir a tecnologia das escolas pode ser legítimo se a integração não melhorar o aprendizado ou piorar o bem-estar do aluno. No entanto, trabalhar com tecnologia nas escolas e seus riscos pode exigir algo mais do que o banimento”, diz uma das conclusões do relatório da Unesco.

A organização recomenda que as políticas sejam claras para todos os alunos e professores e que as decisões sejam apoiadas por evidências sólidas.


O texto ainda diz que “deve haver clareza sobre o papel que essas novas tecnologias desempenham na aprendizagem e sobre seu uso responsável pelas escolas” e que os alunos “precisam aprender os riscos e oportunidades que vêm com a tecnologia, desenvolver habilidades críticas e entender como viver com e sem tecnologia”.


Cyberbullying e proteção de dados de crianças


Segundo o relatório, 16% dos países têm alguma legislação contra o cyberbullying, que pode acontecer por meio de publicação de fotos ou vídeos de indivíduos sem o consentimento, exclusão de grupos, violência verbal, insultos e ameaças.

Além de ressaltar os ataques feitos por jovens pela internet, a Unesco demonstra preocupação com o uso prolongado das telas pelas crianças, com consequências para a alimentação, o sono, a saúde mental, curiosidade e saúde ocular.


O relatório cita estudos que mostram que, nos Estados Unidos, crianças de 11 a 14 anos passam nove horas por dia expostas a telas.

“O uso da tecnologia envolve períodos prolongados de tempo gasto no manuseio de dispositivos e exposição às telas. A educação é particularmente vulnerável a excessos em ambos os aspectos, o que agrava os riscos para a saúde e o bem-estar geral”, diz o texto.


São citados também no relatório países que proíbem o uso de aplicativos específicos em ambientes educacionais para proteger a privacidade dos dados das crianças. A proteção de dados é um dos assuntos de destaque do relatório, cujo texto demonstra preocupação com o uso das informações dos alunos coletadas pelas empresas de tecnologia.


Na Dinamarca, algumas cidades baniram a utilização do Google Workspace for Education e dos Chromebooks. Na Alemanha, segundo a Unesco, produtos da Microsoft foram proibidos em alguns estados. E muitas escolas e universidades nos Estados Unidos também passaram a pôr restrições ao TikTok e outras plataformas.


Segundo o texto, uma análise de 163 produtos de tecnologia educacional recomendados para o aprendizado de crianças durante a pandemia mostrou que 89% poderiam acompanharam crianças em ambientes educacionais ou fora do horário escolar.

As empresas tinham acesso a registros educacionais digitais das crianças, como “características de pensamento, trajetória de aprendizado, engajamento, tempos de resposta, páginas lidas, vídeos visualizados, identificação e localização do dispositivo”. Muitas vezes, esses dados foram repassados para empresas de publicidade.


O documento da Unesco tem ainda capítulos destinados aos professores, à equidade na tecnologia e às chamadas digital skills, que mostram que 46% dos países — variando de 20% na África Subsaariana a 80% na Europa e América do Norte — já identificaram o que seriam as habilidades digitais para alunos, com planos e estratégias para a aprendizagem.

Segundo a Unesco, os sistemas de ensino devem capacitar as pessoas a usarem as tecnologias digitais “com confiança para agregar valor às suas vidas pessoais e profissionais, para tratar o conteúdo de forma crítica, para se proteger de riscos e para agir com responsabilidade online para não prejudicar outros”.


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