Candidata governista à Presidência do México denuncia ameaças
Candidata governista à Presidência do México denuncia ameaças

A candidata governista à Presidência do Mécico, Claudia Sheinbaum, denunciou, neste sábado (24), que recebe telefonemas e mensagens de ódio após o vazamento de seu número de telefone particular. A revelação ocorre dois dias depois de o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, divulgar o número de uma repórter do jornal The New York Times após a publicação de uma matéria sobre supostos vínculos de pessoas próximas ao presidente com narcotraficantes.

‘No dia de hoje estive recebendo telefonemas e mensagens de ódio sem parar, pois alguém publicou meu número de celular nas redes sociais’, denunciou Sheinbaum, favorita para as presidenciais de 2 de junho, na rede social X.’É óbvio o que querem fazer, de novo seus ataques são tão grosseiros quanto inofensivos’, acrescentou, afirmando que vai trocar o número do telefone. Mais cedo, José Ramón López Beltrán, um dos filhos do presidente, também denunciou na mesma rede social o vazamento de seu número privado.

Em visita a Sinaloa (noroeste), López Obrador qualificou a divulgação de dados de seu filho como um fato ‘vergonhoso’ e destacou que seus adversários políticos estão por trás disso. Na quinta-feira, López Obrador leu o número da repórter do The New York Times durante sua habitual coletiva de imprensa diária, enquanto revelou um questionário enviado pelo jornal para a reportagem.

A ação motivou uma investigação da entidade encarregada da proteção de dados no México, assim como críticas ao presidente do próprio jornal e de organismos de defesa da liberdade de imprensa.

Segundo o The New York Times, uma investigação de funcionários ‘descobriu informação que apontava para possíveis vínculos entre operadores poderosos dos cartéis e funcionários e assessores próximos’ de López Obrador antes de ser presidente e quando já estava no poder.

No entanto, ressaltou que ‘os Estados Unidos nunca abriram uma investigação formal contra o governante mexicano e os funcionários que estavam fazendo a indagação finalmente a arquivaram’.Outras duas reportagens similares foram publicadas nas últimas semanas em veículos internacionais com base em fontes anônimas americanas, o que López Obrador atribui a uma tentativa de desestabilizar a candidatura de Sheinbaum.A candidata governista, que foi prefeita da capital mexicana, vai enfrentar nas urnas Xóchitl Gálvez, senadora que se apresenta por uma frente opositora, e Jorge Álvarez Máynez, deputado do partido minoritário Movimento Cidadão.


Veja Também

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘204496277643064’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘898700906848364’,
xfbml : true,
cookie : true,
status : true,
version : ‘v2.1’
});

$(document).trigger(‘atexFbInit’); // trigger event
};

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.