Brigadistas combatem incêndios florestais em Parintins
Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente estão atuando no combate aos incêndios florestais que atingem Parintins, município amazonense localizado na fronteira com o Pará.
De acordo com o Ibama, árvores consumidas pelo fogo tombaram sobre estradas, dificultando a circulação. Uma das áreas atingidas foi um assentamento perto de uma área de castanhal nativo. A atuação da Brigada Pronto Emprego, de Rondônia, impediu que o incêndio atingisse as casas dos moradores, plantações e o restante da floresta.
De acordo com a prefeitura de Parintins, a ajuda humanitária enviada pelos governos do estado e federal atendeu cerca de 302 famílias que ficam na margem esquerda do rio Amazonas. Nesta semana, mais alimentos serão entregues.
Segundo o último boletim de estiagem, divulgado pelo governo do Amazonas, todas as cidades do estado continuam em emergência por causa do tempo seco. E quase 600 mil pessoas já foram afetadas pela situação climática.
Em Manaus, o céu da capital voltou a ficar acinzentado por causa da poluição nesse domingo. Episódios como esse vêm se repetindo na cidade há pelo menos quatro meses.
Nesta segunda-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de “chuvas intensas” válido até terça para quase todo o estado.