BRASIL ESTÁ ENTRE MAIORES PAÍSES CONSUMIDORES DE PODCAST
Por Ana Luísa Fonseca
O levantamento do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) apontou que o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcast, atrás somente da Suécia e da Irlanda. Outra pesquisa também revelou um crescimento no consumo de podcasts, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). Os estudos indicam que a elevação das buscas por esse tipo de conteúdo foi de 132%, atingindo mais de 41 milhões de brasileiros.
O empresário mineiro Lúcio Flávio Aleixo Filho, sócio diretor do Estúdio 767, em Belo Horizonte, explica que um dos fatores responsáveis pelo aumento está na praticidade. “Os podcasts permitem aos ouvintes baixarem o conteúdo para escutar onde e quando quiserem. Além disso, é possível acelerar, pausar e retornar alguns minutos para escutar uma informação novamente, situação que não é possível no imediatismo do rádio”, observa.
Os dados do Google, apenas referentes à plataforma do YouTube, mostram um aumento na procura por podcasts de 118%. O sucesso do formato é tão grande que é possível ver, cada vez mais, uma variedade de conteúdos e investimentos na área, como educação, línguas, curiosidades, empoderamento, saúde e economia.