atividade econômica diminuiu no terceiro trimestre, diz BC

0
Spread the love
Atividade econômica diminuiu no terceiro trimestre, segundo cálculo do BC.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Contrariando projeções do mercado, a atividade econômica caiu pelo segundo mês seguido em setembro. E fechou o terceiro trimestre com queda de 0,64% em relação ao anterior, de acordo com cálculo divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Banco Central.

Conforme a autoridade monetária, depois de cair 0,81% em agosto, o IBC-Br recuou 0,06% em setembro. Já descontados os efeitos sazonais, o nível de atividade apontado na medição mais recente foi o mais baixo desde janeiro.

Segundo consultas a economistas feitas pela agência Reuters e pelo serviço ValorData, as expectativas medianas eram de leve alta em setembro, de 0,2% e 0,1%, respectivamente.

Há cerca de um mês, quando o BC divulgou os dados de agosto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o nível de atividade do trimestre era preocupante.

O indicador do BC, que busca medir a “temperatura” da economia, compila dados de indústria, comércio, serviços e agropecuária. Ele é menos abrangente que o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) feito pelo IBGE, mas ajuda a apontar as tendências da atividade econômica.

Conforme os dados do BC, o nível de atividade, apesar da desaceleração, ainda supera o observado um ano antes. Na comparação com o terceiro trimestre de 2022, o IBC-Br subiu 0,78% em igual período deste ano. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 2,5%.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *