Atenção, trabalhadores! Menos de 1 semana para fazer o saque do FGTS
Para sacar o dinheiro em questão, só podem aqueles que têm contas ativas e inativas do FGTS com saldo, com a exceção de aqueles que têm saldo bloqueado. Por exemplo, aqueles que utilizaram o valor do saque-aniversário como garantia de pagamento em empréstimos.
Esse saque está disponível no aplicativo Caixa Tem, em contas criadas automaticamente pelo Fundo em nome dos trabalhadores. Aqueles que ainda não movimentaram o valor de um mil reais, têm até o dia 15 para sacar ou utilizar o dinheiro.
Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 12 milhões de trabalhadores ainda não utilizaram o valor do seu saque extraordinário. O valor que ainda existe para ser movimentado é de cerca de 8 bilhões de reais.
Para aqueles cujo valor não foi automaticamente depositado em uma conta do Caixa Tem, é necessário solicitar a liberação.
Esse bloqueio aconteceu em casos específicos, tais como segurança social, contratação de operação de crédito com a antecipação do saque de aniversário, pedido de devolução por parte do empregador ou no caso de dados inconsistentes ou errados.
Consulta de valores
Para consultar se você tem direito a sacar esse valor, é possível fazer de forma on-line, pelo aplicativo do FGTS, que pode ser utilizado tanto em smartphones Android como em iOS, ou pelo site da Caixa.
A outra maneira de fazer a consulta sobre o saque extraordinário é presencialmente, encaminhando-se a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Cada uma dessas opções pode trazer diferentes informações ao trabalhador. O site do FGTS pode informar sobre a data de crédito na Conta Poupança Social Digital e se o trabalhador tem direito ao saque.
Já o aplicativo e as agências físicas da Caixa podem informar sobre os assuntos anteriormente citados, com o acréscimo de outros serviços, tais como solicitações para devolução do valor creditado para a conta do FGTS, comunicar que não quer utilizar o valor e também alterar os dados para a criação da conta poupança.
Aplicativo Caixa Tem
Já no aplicativo do Caixa Tem, é possível movimentar o dinheiro pagando boletos, fazendo compras em estabelecimentos, como farmácias e mercados por meio de QR Code, transferir o dinheiro para outra conta ou até mesmo solicitar o saque em caixas eletrônicas.