APCA se manifesta após acusação de racismo em premiação

0
Spread the love

Giu Alles, um dos atores premiados no evento, disse que foi revistado no palco durante o Prêmio APCA. Associação declarou que acusação de racismo é ‘inaceitável’ e alegou ruído na comunicação. Cerimônia do Prêmio APCA.
Reprodução/YouTube
A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) se pronunciou nesta sexta-feira (5) após uma acusação de racismo na cerimônia da última terça-feira (2), quando o ator Giu Alles alegou ter sido revistado no palco.
Em declaração publicada nas redes sociais, a APCA declarou que considera “inaceitável” receber uma acusação de racismo durante a cerimônia e alegou que houve ruído na comunicação.
“Em momento algum aconteceu tentativa de constrangimento por parte da equipe da APCA, que não contou com segurança para o evento”.
Na cerimônia, Giu Alles, um dos atores premiados na categoria Teatro, falou que foi abordado e teve que abrir sua bolsa para mostrar que não guardava o prêmio. “Mas a nossa relação com os racistas não tem que ser de vítima, tem que ser de algoz”, disse ele, no palco.
Leia o comunicado na íntegra
A APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – considera inaceitável receber uma acusação de racismo durante a cerimônia de entrega dos prêmios, realizada na última terça-feira, 2 de julho, no Teatro Sérgio Cardoso.
Vale ressaltar que a APCA defende direitos iguais para todos e sempre esteve na linha de frente da luta contra todos os tipos de preconceito e racismo.
Cumpre informar também que em momento algum aconteceu tentativa de constrangimento por parte da equipe da APCA, que não contou com segurança para o evento.
Houve, sim, uma comunicação gentil e educada sobre o fato de o troféu ser cenográfico – e não o oficial – , disponibilizado apenas para a foto no ato da entrega. Portanto, não seria destinado a nenhum vencedor já que a escultura legítima seria entregue na casa dos premiados.
Reiteramos, ainda, que jamais houve pedido para que o ator abrisse a bolsa – o fato aconteceu de forma voluntária.
Em nome de todos os associados, pedimos desculpas pelo mal-estar causado pelo ruído na comunicação.
Diretoria da APCA
São Paulo, 4 de julho de 2024.
Initial plugin text

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *