A ciência produziu uma fibra invisível que pode enriquecer os alimentos

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Criada por cientistas americanos, a Fiber X é uma fibra invisível capaz de enriquecer os alimentos processados ​​e ultraprocessados ​​que consumimos, sem alterar seu sabor ou textura. Essa criação é capaz de aumentar em até 20% a quantidade de fibras em um alimento. A fibra foi criada a partir da mudança de alerta de amido de milho, mandioca e trigo.

A pesquisa foi feita por uma parceria entre a empresa de tecnologia Microtec Engineering Group e a Rmit University, e ainda não está disponível no mercado.

Asgar Farahnaky, professor da Rmit que foi um dos responsáveis ​​pelo projeto, conta que essa fibra pode ser adicionada a diversos alimentos, como massas e molhos. “Agora, podemos adicionar fibra extra a alimentos como pão branco e outros produtos básicos, sem alterar o sabor ou a textura”, afirma.

Ele também acrescenta que essa nova tecnologia permitirá que as pessoas consumam as quantidades recomendadas de fibras ingerindo menos alimentos.

“Esta nova tecnologia significa que podemos aumentar a quantidade de fibra que entra nos alimentos para alcançarmos a nossa ingestão diária recomendada, mesmo consumindo menos alimentos, o que pode ajudar no controle de peso e do diabetes”, explica Farahnaky.

O consumo de fibras é necessário para um melhor funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, pode auxiliar contra doenças cardiovasculares, câncer colorretal e diabetes tipo 2.

Em dietas com pouco consumo de leguminosas e vegetais, a quantidade de fibras ingeridas para que esses benefícios ocorram não são suficientes. Logo, essa fibra invisível poderá ser útil para quem faz dietas, por exemplo, que priorizam a ingestão de proteína.

Alimentos ricos em fibras

Para consumir fibras, não é necessário esperar que essa criação chegue ao mercado, já que diversos alimentos são naturalmente ricos em fibras.

Para quem quer aumentar o seu consumo, ingerir alimentos como banana, manga, uva, alface, cenoura, beterraba, abobrinha, tomate, pimentão, feijão, ervilha e grãos pode ajudar. Logo, uma dieta com mais legumes, verduras e frutas pode te ajudar a conquistar a quantidade de fibra recomendada.

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