5 dicas essenciais para falar com crianças sobre o orçamento para presentes de Natal
Um levantamento realizado pela XP Investimentos mostra que em 2022 os presentes de natal e produtos da ceia tiveram aumento de 21%. O preço das roupas aumentou quase 21%. Calçados e acessórios subiram 16,6%. A roupa infantil cresceu em menor intensidade, 13,6%. O preço das bicicletas ficou 7,5% mais caro e os brinquedos 15,5%.
O aumento traz uma dúvida em muitos pais sobre como falar com as crianças sobre o orçamento de natal. O presente “tão sonhado” pode não sair como esperado, mas o momento pode trazer grande aprendizado para o desenvolvimento infantil. Por isso, o psicólogo Rafael Frasson explicou ao ND+ algumas dicas para o diálogo.
Para o profissional, devido às trocas de presentes, as crianças, são os mais convidados em recebê-los e assim as famílias correm para as lojas para fazer as compras.
“O que muitas famílias não compreendem é que o presente a ser dado não deve ser atrelado a valores financeiros. O que é preciso entender é do valor sentimental que envolve quem está dando e quem está recebendo e assim não gera frustrações”, explica.
As cinco dicas de “ouro” listadas pelo psicólogo:
- Mostrar às crianças o sentido do natal.
As perguntas feitas para esta reflexão são as seguintes:
Porque é um momento de troca de presentes?
Porque as crianças ganham presentes?
- Na compra dos presentes, busque compreender quais são as brincadeiras que a criança mais gosta.
Listar as brincadeiras pode facilitar para presentes personalizados que não encarecem o bolso e “ficam bom para todos os lados”.
- Semanas antes da noite de natal, já envolve a criança na possibilidade de ganhar um presente que a família pretende comprar.
- Conversar com a criança a respeito dos valores e das possibilidades de compra da família.
Nesse ponto é importante ter transparência sobre o que acontece, respeitando a idade e os sentimentos da criança e dos pais.
- No momento da entrega dos presentes, a família precisa estar motivada e envolvida nas possibilidades de brincadeira daquele determinado presente.
Se for uma bicicleta, que tal marcar passeios em família?
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.